Plano Museológico e Tratamento Tridimensional do Acervo do Instituto Aldo Krieger

O Instituto Aldo Krieger - IAK, que comemora 20 anos como casa museal, aprovou o projeto “Plano Museológico e Tratamento Tridimensional do Acervo do Instituto Aldo Krieger” no Programa de Incentivo à Cultura (PIC), patrocinado integralmente pela Empresa Havan S.A.

O programa de fomento a projetos culturais catarinenses, por meio de renúncia fiscal do ICMS, está ancorado na  Lei nº 17.762, de 7 de agosto de 2019, regulamentada pelo Decreto nº 1.269, de 04 de maio de 2021. Toda empresa contribuinte pode apoiar projetos aprovados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e destinar os impostos para promover a cultura local.

 

“É muito importante a preservação da memória cultural de nossa cidade, particularmente, da vida e obra deixada pelo Maestro Aldo Krieger, que hoje se encontra sob salvaguarda do Museu”, declara Carmelo Krieger, Diretor-Presidente do IAK.

 

Neste ano, é comemorado pelo Instituto os 120 anos de nascimento do músico brusquense Aldo Krieger, festividade que integra a 11ª  Semana Aldo Krieger.

Presença de Aldo Krieger no Contexto Cultural de Brusque no Século XX

O Instituto Aldo Krieger – IAK foi contemplado pelo Edital de Concurso nº 03/2022 do Prêmio Wilson Erasmo Quintino Santos do Município de Brusque (SC), categoria música, modalidade pesquisa.

A proposta foi reunir documentos históricos, fotografias, partituras e informações que integram o acervo do IAK, com o objetivo de aprofundar e registrar todo o conhecimento acerca do Maestro Aldo Krieger, garantindo assim o registro fiel e detalhado de sua biografia.

Como contrapartida para a execução do projeto, foram realizadas palestras sobre o Maestro Aldo Krieger na escola EEF Nova Brasília (13/04/2023), na EEF Professora Isaura Gouvêa Gevaerd (17/04/2023), na EEB Osvaldo Reis (15/05/2023) e na Semana Acadêmica de Artes da Universidade Regional de Blumenau FURB (25/05/2023).

A pesquisa está disponibilizada em formato de podcast, em três episódios, no site do IAK e no Canal do Youtube, para acesso do público em geral, músicos e demais pesquisadores que constantemente estão à procura de informações sobre o maestro, dada a importância de seu legado para o estado de Santa Catarina.